Quinta-feira foi dia de consulta no pediatra do Davi.
Resolvemos esse mês levar ele pelo Sus, tivemos uns gastos extras e aí resolvemos que, como o pediatra dele também atende pelo Sus, pouparíamos o dinheiro da consulta e nos aventuraríamos no posto de saúde. Chegamos antes das 13:30hs, a consulta começaria as 14 horas, Davi seria o quarto a ser atendido. Maaassssss, pra variar, pediatra atrasou, teve mãe dando pití porque não foi a primeira a ser atendida e blá blá blá. Davi não teve sua soneca depois do banho e da mamada como de costume, e depois de meia hora começou a ficar uma fera, haha. Arrancou vááários fios de cabelos da mamãe, encheu a mamãe de tapas, babas, não queria ficar deitado, nem em pé, nem sentado... Acabou ficando super irritado com o pití da outra mamãe nervosa que estava por lá e com o barulho de mulheres papeando, imagina, dia de consulta, 10 mães esperando pra serem atendidas, fofoca rola a mil mesmo que nenhuma se conheça, ri horrores. Fomos atendidos quase as 3 da tarde. Davi se abriu todo pro pediatra, conversamos com ele sobre as papinhas e frutinhas e ele foi direto: "Dê de tudo, suco pela manhã, substitua a mamada perto do almoço e dê papinha salgada e a tarde uma fruta. Daqui a um mês iniciamos com a janta." Uia, tudo liberado, assim, numa vez só? Perguntei denovo se era pra dar tudo, ou começar aos poucos, mas ele respondeu denovo que era pra dar tudo. Nada de açúcar no suco, nada de azeite na comida. Explicou que pro estômago faz um bem danado, mas se o baby chega a vomitar e entrar alguma coisinha de azeite no pulmão, o negócio complica... tudo bem, vamos seguindo sem azeite. Liberou manga, pêra, banana, maçã, laranja-lima, mamão, de tudo. Papinha salgada tb, tudo o que a imaginação permitir, batata, cenoura, mandioca, cebola, temperinhos, uma pitadinha de nada de sal, frango sem pele e sem gordura, arroz ou massinha, beterraba e por aí vai. Ah, mandou começar com o sulfato ferroso até 1 ano e meio, 9 gotas por dia, mas que negócio mais ruim e fedorento, nem preciso dizer que Davi ODIOU e que faz muuuita ânsia cada vez que tem que tomar, chega a querer vomitar e chora tadinho. Me dá uma dó...
Na sexta iniciamos com suco de laranja-lima. Coloquei no copinho de treinamento, Davi deu umas mordidinhas no copo, não fez cara feia pro suco, mas também não tomou muito. Logo não quis mais. Não insisti.
À tarde banana nanica. Comeu 1/4, sem fazer cara feia. No sábado não quis o suco, tentei dar papinha de batata, cenoura, temperinho e frango, não curtiu muito, comeu umas 2 colheradinhas e torceu o nariz. Ok, não vou insistir. À tarde mais 1/4 de banana nanica amassada e mais um pedacinho naquelas redinhas que tem pra vender por aí, pra ti por frutas ou legumes pros babys mordiscarem e não se afogarem.
Hoje não quis o suco de laranja-lima denovo. Tentamos água de côco, sem sucesso. Amanhã tento outra coisa. Banana hoje a tarde, pra minha felicidade, comeu mais da metade de uma. Abria a boquinha esperando a colherinha, coisa mais fofa.
Por enquanto, por mais uns 2 dias, seguimos só nas frutas. Sábado, não sei se por muita misturança de coisa nova, acabou a noite toda com dor de barriga e não dormiu bem, e eu junto... Acabou dormindo na nossa cama e hoje acordou melhor. Terça tentaremos pêra ou maçã.
Minha mãe já me mandou dar gelatina pro pequeno, mas acho que tem corante demais pra um bebê de 6 meses, e muito açúcar também. Pediatra mandou priorizar nas frutas, mas vai explicar pra minha mãe, o argumento dela foi: "seu irmão tomava gelatina em forma de suco com 4 meses". Ok, liiiindo, mas eu não quero dar por enquanto.
Nossa o negócio ficou grande hoje... exagerei no post.
Fico devendo as caras e bocas do pequeno porque a câmera está na cozinha e eu no quarto, com o pequeno dormindo lindamente no bercinho aqui do lado, e o chão é barulhento... Então assim que der eu venho postar as fotinhas.
Beijos meninas, boa semana a todas.
Ahhh, Tássia, muuuuito obrigada pelo selinho, é o meu primeiro. Olha gente que coisinha linda.
16 anos Saboreando a Vida!
Há 2 semanas
3 comentários:
Essa fase é mto legal, já jpa o Davi vai estar pedindo mais e mais comidinha!!!
Eu já ouvi falar de gente q faz gelatina incolor com suco de frutas, pra ficar mais natural. Tem tbem aquela agar-agar, q é uma alga e chamam de gelatina natural. Eu não conheço, mas já ouvi dizer q é boa. Talvez dê pra procurar n google, assim vc agrada a tua mãe sem expor o pequenininho a tantos corantes mesmo, eu não daria tbem!
Beijos!
Oiii Alyne!
Então, aqui em casa a Yasmin AMA o suco de laranja lima, da primeira vez tomou quase tudo, mas o paladar varia de criança pra criança. É tão legal dar as coisas pra eles e ver as caretinhas que fazem, morro de rir com a Yasmin aqui.
Eu tô querendo dar gelatina pra Mimi, mas vou preparar com suco de fruta natural e colocar gelatina incolor sabe? Pq tbm não gosto muito da idéia de açúcar e corantes, vou fzer e te conto como foi!
Tô doida atrás de uma redinha daquelas pra dar fruta pra Yasmin, mas não achei aqu ainda, e amédica liberou, mas vou caçar ate´achar!
Beiiiiiiiiiiijos e boa semaninha
Ly, eu não também não daria gelatina, não. Tem muito corante e o sistema imunológico do beb~e ainda não está pronto pra lidar com isso. Vai que a coisa complica logo agora que está tudo tão bem, né?
Ela tá comendo super bem, amiga! Sabe que no início a Maria Clara não curtia muito o suco, não. Só o que ela tomava na mamadeira era leite. Aí segui a dica de uma mãe de oferecer a ela sempre que tivessemos andando no sol, ou com calor, quando ela tivesse sede pra pegar o gosto. E não é que funcionou. Hoje ela já se habituou a tomar após meia hora das refeições. Sempre dou no almoço e jantar o suquinho de laranja-lima, pra ela absorver melhor o ferro da comida! :)
Preciso comprar essa tal redinha de colocar frutas. Nem nunca vi!
Um beijo grande em vocês!
Postar um comentário